Temperaturas baixas: os cães precisam utilizar roupas no frio?

Você pode estar se perguntando: o que fazer quando meu cachorro sente frio? Casinha, mantas e roupinhas confortáveis e quentinhas são alguns dos cuidados básicos que ajudam o animal a se manter aquecido.

A sensibilidade ao frio varia de acordo com a condição corporal, idade, porte e pelagem do cachorro. Além disso, os nossos amigos caninos costumam sentir frio de uma maneira um pouco diferente. Por esse motivo, é importante ficar atento a alguns sinais que indicam que o seu pet está com frio.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você saiba como cuidar adequadamente do seu melhor amigo nos dias de inverno. Confira!

Como saber se o cão está com frio?

Normalmente, quando o cachorro está com frio, ele apresenta alguns sinais corporais e comportamentais, como ficar mais isolado e começar a tremer muito. Veja outras situações que indicam que o seu pet precisa da sua ajuda para se aquecer:

  • deitar enrolado;
  • tremedeira;
  • deitar em cima de tapetes;
  • ficar mais pelos cantinhos da casa;
  • ficar mais recolhido e não se exercitar muito.

Além disso, você também pode verificar a temperatura do animal tocando na sua orelha, nas patas e no focinho: se estiverem geladas, é sinal de que o seu melhor amigo está com frio.

Outro ponto importante a se destacar nos dias frios são os banhos. Nas baixas temperaturas, diminua a quantidade. E, quando for dar banho no animal, procure fazer isso durante o dia, quando a temperatura estiver um pouco mais elevada.

Como o frio pode afetar os cães?

Quando a temperatura está abaixo de 10 °C, é importante que o tutor observe o comportamento do cão para ver se ele está com frio. 

Como mencionado, a sensibilidade ao frio pode variar de acordo com a condição corporal, a idade e o porte do animal, mas, de modo geral, quando os termômetros marcam a temperatura em torno de 7 °C, isso pode começar a incomodar os cães e até mesmo causar algumas doenças.

Existem doenças que são típicas do frio, como gripe canina, cinomose, pneumonia e traqueobronquite. Diante disso, além de manter a vacinação do pet em dia, é bom mantê-lo bem aquecido nos dias frios.

Cuidados ao passear com o cão no inverno ou na chuva

Se você costuma passear com o seu cãozinho de estimação no inverno, procure evitar o passeio quando estiver ventando forte e, se a temperatura estiver inferior a 7 °C, coloque roupinhas adequadas no seu pet.

Já em relação à chuva, se o seu cãozinho não se importar em se molhar um pouquinho no passeio, não tem problema, desde que você tenha alguns cuidados com ele antes, durante e depois do passeio.

Dessa forma, antes de sair de casa, separe alguns acessórios para evitar que o animal fique muito molhado. Além disso, fique atento a possíveis sinais de incômodo ou estresse do animal, mesmo que não seja algo habitual do seu pet.

Como tutor, você precisa entender que, assim como nós, o animal também pode não estar num bom dia.

Assim que retornarem do passeio, você deve limpar bem o seu cão, deixando-o bem sequinho. Lembre-se de que deixá-lo úmido ou molhado pode ocasionar problemas na pelagem do seu melhor amigo.

Condição corporal x frio

A condição corporal influencia diretamente no controle de temperatura do corpo. Isso significa que os dogs maiores tendem a ter uma reserva de gordura mais ampla, o que faz com que eles sintam menos frio.

Nesse entendimento, a Universidade Tufts, de Massachusetts, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa para medir os riscos que as baixas temperaturas podem causar nos cachorros de acordo com a condição corporal e o porte. A conclusão foi a seguinte:

Temperatura Porte grande Porte médio Porte pequeno
15 °C Sem riscos. Sem riscos. Sem riscos. 
12 °C Sem riscos. Sem riscos. Sem riscos.
10 °C Sem riscos. Sem riscos. Sem riscos. 
7 °C Sem riscos. Riscos improváveis, mas requer cuidados. Riscos improváveis, mas requer cuidados.
4 °C Riscos improváveis, mas requer cuidados. Potencialmente inseguro, mas depende da raça do cão. Potencialmente inseguro, mas depende da raça do cão.
1 °C Potencialmente inseguro, mas depende da raça e da idade do animal. Potencialmente inseguro, mas depende da raça e da idade do animal. Potencialmente inseguro, mas depende da raça e da idade do animal.
-1 °C Potencialmente inseguro, mas depende da raça e da idade do animal. Potencialmente inseguro, mas depende da raça e da idade do animal. Potencialmente inseguro, mas depende da raça e da idade do animal.
-4 °C Potencialmente inseguro, mas depende da raça e da idade do animal. Perigoso, não deixe o cão em áreas externas ou sem roupas adequadas. Perigoso, não deixe o cão em áreas externas ou sem roupas adequadas.

 

Portanto, quando os termômetros marcarem de 10 °C a 7 °C, considere deixar o seu cãozinho protegido do frio, especialmente aqueles que vivem do lado de fora da casa.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *