Hoje, quase todos os usuários da Internet usam o Google  para pesquisar informações. Um dos sites mais famosos do mundo que se tornou ao longo dos anos o principal mecanismo de busca por deslizamento de terra em todo o mundo, exceto em países cuja ideologia não é a dos EUA e, portanto, ainda estão em um frio de guerra, mas transferidos para o mundo on-line.

O Google é tão importante como porta de entrada para o conteúdo existente na Internet que promoveu uma disciplina de marketing online: otimização de mecanismos de busca, ou melhor, Google se estivermos falando do Brasil, um dos muitos países onde sua posição é quase monopolista.

O posicionamento de SEO é uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing e por isso existe empresa especializada em seo, seja para uma grande ou pequena empresa. Na Internet existe uma grande oferta, ainda maior do que a do mundo físico, pelo que um bom  posicionamento é fundamental para ultrapassar a concorrência

No caso de posicionamento em buscadores como o Google, o importante é estar entre os dez primeiros resultados, pois pouquíssimos usuários acabam migrando para a segunda página.

Já sabemos que hoje um site é uma ferramenta básica de marketing e pode ser um ativo muito lucrativo se nos permitir atrair clientes ou dar visibilidade ao nosso negócio para potenciais clientes, por isso é essencial que nosso site esteja bem posicionado no Google.

Você deve saber como funciona o mecanismo de busca mais famoso do mundo:

Um programa (o Googlebot ) percorre toda a Internet de forma automática e com certa frequência, descobrindo novos sites através dos hiperlinks que encontra em outros sites ou em Redes Sociais. Uma vez descobertos, cria uma cópia nos sites visitados, fazendo parte do índice do Google (indexação).

Assim que a web estiver indexada,  o Google poderá usá-la para mostrar os resultados mais relevantes de seu mecanismo de pesquisa com base nas consultas feitas pelos usuários.

Como o Google funciona: otimização de mecanismos de pesquisa

Quando um usuário faz uma pesquisa, o Google consulta as páginas que correspondem às palavras-chave, mostrando os resultados mais relevantes de acordo com seus critérios internos. Este critério é valorizado com uma pontuação chamada PageRank, um sistema patenteado pelo Google baseado no algoritmo desenvolvido pelos fundadores, na verdade o PageRank leva o sobrenome de Larry Page.

Embora o Google oficialmente tenha abolido esta métrica, sabemos na comunidade SEO que existe um critério paralelo de mensuração de autoridade de domínios que é considerado na hora do ranqueamento das páginas nos resultados das buscas.

É por isso que o mercado de comprar backlinks e a procura por uma boa agência de link building é crescente, pois empresas dependem diretamente do trabalho de link building para melhorar nos resultados das buscas.

 

O posicionamento tem regras próprias no  mundo digital , então dominar técnicas de posicionamento SEO para aparecer nos primeiros resultados do Google não é algo gratuito, pois pelo menos exige muito tempo e dinheiro em treinamentos ou serviços de profissionais externos.

Leave a comment

Your email address will not be published.